Li certa vez que indicadores são uma forma de contar uma história… gostei desta definição.
Mostrar uma história através de números, de forma que o leitor possa interpretá-la e propor ações é mágico!
Usamos diferentes níveis de informações: dados, medidas, gráficos, infográficos entre outros, à partir daí, identificar oportunidades e pontos a serem melhorados é muito mais fácil.
Os números falam! É importante juntamente à eles ter um diário de bordo que justifique ou direcione desvios nas curvas observadas.
Como os indicadores podem ajudar a área de gestão de risco?
Ajudam não só a monitorar a performance, como também a identificar onde focar os esforços de mudanças e ajustes finos na sua operação.
Sabemos que melhorias não acontecem sem mudanças. E, por isso, as mudanças não ocorrem sem um esforço direcionado a partir da definição do ponto “A” (onde estamos) e o planejamento do ponto “B” (onde queremos chegar).
Por isso, os indicadores devem fornecer condições de responder a 3 questões fundamentais:
- O que mudar?
- Quando mudar?
- Como mudar?
Dessa forma, as respostas às perguntas acima devem ser capazes de fornecer insights sobre seus:
· Pontos fortes;
· Pontos fracos;
· Oportunidades;
· Ameaças;
Podemos ter blocos de indicadores de forma a monitorar distintas informações na gestão de risco:
· Indicadores de iniciação
· Indicadores de Gestão da Carteira
· Indicadores de Safras
· Indicadores de modelos
Os indicadores de concessão de crédito ou iniciação nos ajudam a monitorar, informações importantes, algumas delas abaixo descritas, existem muitos outros:
· Volumes de entrantes
· % aprovação
· % reprovação
· % distribuição dos motivos de reprovação
· TMA – Tempo médio de análise
Com estas informações é possível que tanto a gestão tática, quanto a estratégica implemente melhorias de forma a ajustar os processos aos objetivos definidos pela companhia.
Nas próximas semanas falaremos de outros 02 blocos de indicadores.